Manoel Florêncio

Especialistas alertam para necessidade de fazer a mamografia

Um dos reflexos negativos que a pandemia do Coronavirus trouxe à população foi a redução no número de mamografias realizadas no Brasil. O exame é fundamental para a prevenção, detecção e acompanhamento do câncer de mama e outras doenças mamárias, porém, o isolamento social e a falta de procura das mulheres para a realização dos exames ocasionou uma situação que tem preocupado médicos de todo o país. 

Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia mostra que, em 2020, houve uma redução de 42% em todo território nacional, número que não foi recuperado em 2021. De acordo com a Dra. Jordana Bessa, coordenadora do estudo e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o estudo também evidenciou um aumento de diagnósticos de nódulos palpáveis. “Infelizmente as notícias não são boas. Além da queda na realização das mamografias, identificamos um aumento de mulheres com nódulos palpáveis, saindo de 7,0% em 2019 para 7,9% em 2020, algo de extrema preocupação para todos nós”, afirma.

O médico radiologista Daniel Rocha, especialista em radiografia mamária da Manoel Florêncio Diagnósticos, alerta para as consequências disso. “É uma das principais causas de mortalidade feminina no Brasil. Com essa pandemia, muitas retardaram esse exame de rotina, que deveria ser feito anualmente, e com isso houve uma detecção menor do câncer. Isso quer dizer que mais mulheres irão descobrir essa doença terrível em uma fase mais avançada, com tumores maiores, o que vai dificultar a cura”

Ele reforça, ainda, a importância de colocar os exames em dia. “Por isso é importante que você realize o seu exame o mais cedo possível para tirar esse atraso. Converse com o seu médico pra saber se você já está na idade correta e qual o exame mais adequado, se só mamografia ou associada à ultrassonografia, a depender da faixa etária”, destaca. 

Por favor, Escolha uma das opções abaixo