Manoel Florêncio

Dia Nacional da Mamografia destaca importância do exame para prevenção e tratamento

Neste 5 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, uma data dedicada à conscientização sobre a importância da realização deste exame para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e a mamografia é o exame mais eficaz na detecção precoce da doença. O objetivo desta data é incentivar as mulheres a realizarem a mamografia regularmente, especialmente aquelas com idade acima de 40 anos, que são consideradas grupo de risco.

Além da mamografia, é importante que as mulheres também realizem a autoexame das mamas e busquem um profissional de saúde em caso de percepção de algum tipo de alteração ou desconforto.

A prevenção e detecção precoce são fundamentais para o sucesso no tratamento do câncer de mama e a mamografia é uma ferramenta valiosa neste sentido. De acordo com o médico radiologista Daniel Rocha, as chances de um tratamento eficaz aumentam consideravelmente. “É fundamental para obter uma chance maior de cura e ter um tratamento menos agressivo, caso detectado. Quanto mais cedo começar, melhor”, explica.

Por favor, Escolha uma das opções abaixo