Manoel Florêncio

Saiba mitos e verdades sobre o raio-x

O exame de raio-x é um dos mais populares entre os diagnósticos por imagem. É uma técnica que utiliza radiações electromagnéticas, conhecidas como raios-x, para produzir imagens dos órgãos internos e estruturas do corpo. É amplamente utilizado em uma variedade de situações, incluindo diagnóstico de fraturas ósseas, avaliação de lesões pulmonares, diagnóstico de problemas de estômago e intestinos, entre outras aplicações. 

Mas sabia que existem mitos e verdades sobre esse procedimento? Confira neste artigo algum deles para que fique por dentro de tudo e esteja em paz para realizar o seu exame. 

Raios-x são perigosos e causam câncer?

Embora a exposição excessiva a raios-x possa aumentar o risco de câncer, os riscos são geralmente muito pequenos. É importante destacar que os avanços tecnológicos permitem que os profissionais da saúde administrem doses mínimas de radiação durante o exame. Além disso, o benefício diagnóstico do exame de raio-x é considerado muito maior do que o risco potencial de exposição à radiação.

Os raios-x são seguros durante a gravidez?

É importante que as mulheres grávidas evitem a exposição desnecessária a raios-x. Embora a quantidade de radiação utilizada seja geralmente muito pequena, a exposição a radiações durante a gravidez pode ter efeitos negativos sobre o feto. Se uma mulher grávida precisar de um exame de raio-x, ela deve consultar o seu obstetra para avaliação detalhada do caso, 

Você precisa se preparar de alguma forma para um exame de raio-x?

Em muitos casos, não é necessário nenhum tipo de preparação especial. No entanto, dependendo do tipo de exame, o paciente pode ser solicitado a mudar de roupa ou a não comer ou beber por um período de tempo antes do exame. É importante seguir as instruções de seu médico ou do profissional de saúde que está realizando o exame.

Em geral, o exame de raio-x é uma técnica segura e valiosa para o diagnóstico de uma ampla variedade de condições médicas. 

Por favor, Escolha uma das opções abaixo