Manoel Florêncio

5 passos para a saúde do coração

Não é novidade que o coração é um dos órgãos mais importantes para o funcionamento do nosso organismo. É ele quem distribui o sangue para todos os outros órgãos e regiões do corpo, bombeando nutrientes e oxigênio, permitindo que tenham um rendimento saudável. 

Sendo assim, cuidar do coração é fundamental, e com alguns hábitos básicos é possível prolongar seu tempo útil e, naturalmente, ter uma vida cheia de saúde em seu sistema cardiovascular. 

Separamos algumas dicas para que você possa dedicar um cuidado a mais a esse órgão tão importante:

ATIVIDADE FÍSICA

Durante a atividade física, a frequência cardíaca aumenta, transportando ainda mais sangue oxigenado para os músculos. Desta forma, quanto mais exercício você fizer (dentro dos limites e com acompanhamento médico), mais forte o seu coração estará. A atividade física também estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

DORMIR BEM

O relaxamento produzido pelo sono faz muito à saúde do coração. É neste momento que há um repouso do nosso sistema cardiovascular, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial. É importante também que seja feito em qualidade, tratando possíveis distúrbios como a apneia do sono. 

CONTROLE A PRESSÃO ARTERIAL

Este item está diretamente ligado à saúde do coração. Controlando a pressão arterial, evitará que o órgão tenha uma sobrecarga no bombeamento do sangue, já que ela causa uma resistência dos vasos sanguíneos, atrapalhando a passagem do sangue para o organismo. Evitar o consumo de sal, praticar atividade física e ter uma alimentação saudável são pontos-chave para este cuidado. O ideal é que ela não passe de 12mmHg x 8mmHg. 

CUIDE PARA NÃO FICAR ACIMA DO PESO

Outro fator de risco para a sua saúde cardiovascular é a obesidade. Isso porque indivíduos considerados obesos se alimentam com excesso de carboidratos, gorduras e sal, além de não praticarem exercícios físicos. Tudo isso vai em absoluto desencontro com o que se recomenda para evitar um quadro de pressão alta, que fará mal ao seu coração. 

EVITE FUMAR

O tabagismo também figura entre os vilões quando o assunto é doenças cardiovasculares. O cigarro é um dos maiores agressores do endotélio (parede de células que recobre os vasos sanguíneos). De acordo com Abraão Cury, cardiologista do HCor, “essa ação interfere com a produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico e faz como que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular”, explica. 

Por favor, Escolha uma das opções abaixo