Manoel Florêncio

Manoel Felipe retorna após fellow em radiologia abdominal

Dr. Manoel Felipe retorna após Fellow em radiologia abdominal

Atualizar o conhecimento prático e científico é fundamental na medicina diagnóstica, já que as evoluções de técnicas e equipamentos são constantes. Por isso, o médico radiologista Manoel Felipe Cavalcanti retorna após participar do programa de Fellow em radiologia abdominal da Rede Dasa, em São Paulo, uma das mais conceituadas na América Latina. 

Os fellows são programas de especialização que capacitam, treinam e atualizam os médicos radiologistas com subespecialidades radiológicas, com grandes referências da área. Com a bagagem cheia de conhecimento, Manoel Felipe está de volta e compartilha sua expectativa após a qualificação. 

Confira os detalhes na entrevista a seguir:

Hoje o avanço tecnológico exige dos médicos atualização constante. Como foi participar do Programa de Fellow da Rede Dasa e o que foi possível aprender por lá? 

Tive a oportunidade de participar do fellow em radiologia abdominal, uma subespecialidade da medicina radiológica. Fiquei um ano acompanhando o setor de radiologia abdominal, na parte de ressonância e tomografia. Foi uma experiência muito boa, diariamente ao lado dos profissionais mais expoentes da especialidade, acompanhando a rotina, os laudos, como esses profissionais conduzem, discutindo casos com eles. É diferente de quando fazemos um curso solto, que geralmente acontece em um fim de semana e vemos uma aula, mas não vemos a realidade no dia a dia. Então, foi uma verdadeira imersão. Considero muito enriquecedor para a minha especialização, além do network e contatos estabelecidos. 

Com tanto conhecimento prático obtido, naturalmente sua rotina mudará na Manoel Florêncio Diagnósticos. De que forma será possível colocar essa experiência em prática considerando a realidade local?

Será totalmente possível fazer a aplicação dessas novas técnicas de diagnósticos. Sabemos que com a internet temos acesso a muitas informações, mas traduzir esses artigos científicos na vida real faz toda a diferença. Então, ter acesso a grandes centros que contam os autores dos artigos científicos possibilita ver como é aplicada a parte teórica na vida prática. O que deu para aprender e trazer pra cá é justamente a vivência nesse dia a dia em uma radiologia mais específica e mais aprofundada. Aqui, já temos a tecnologia e os equipamentos utilizados por lá, não deixamos nada a desejar. Agora vou poder aplicar o aprendizado no uso desses equipamentos, nas diversas situações de casos e patologias. 

E quais novidades podemos esperar?

Uma das vantagens é conseguir diagnósticos em menos tempo, além de usar todos os recursos que os equipamentos oferecem, explorando da melhor forma. Por mais modernas que as máquinas sejam, com todos os protocolos de aprendizado da radiologia, elas não fazem nada sozinhas, pois dependem do médico para extrair todos os dados que a tecnologia oferece. 

Com este retorno para casa, qual a sua expectativa a partir de agora?

Chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática, implementando tudo o que aprendi lá. Agora é o momento de retomar o contato com os médicos parceiros e pacientes que me aguardaram. Tudo isso sempre em busca de sempre ampliar a qualidade do diagnóstico e beneficiar a população de Caruaru e região. 

Por favor, Escolha uma das opções abaixo